sexta-feira, 6 de julho de 2007

Rede de saúde oferece atendimento diferenciado

A rede municipal de saúde de Vitória conta hoje com 28 Unidades de Saúde espalhadas por todo o município e seis centros de referência (Centro de Especialidade Odontológicas, Centro de Referência em DST/AIDS, Centro de Atendimento ao Idoso, Centro de Controle de Zoonoses, Centro Municipal de Especialidades e Centro de Tratamento de Toxicômanos.

Além do atendimento nas Unidades básicas de saúde que oferecem consultas médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; dispensação de medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência, a Prefeitura passou a oferecer consultas e exames especializados.

Para isso, firmou convênio com os hospitais Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Santa Rita de Cássia, Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) e Pró-Matre, que receberam um total de R$ 13,5 milhões da Prefeitura de Vitória e passaram a disponibilizar 36 mil exames e 27 mil consultas especializadas para os usuários da rede municipal de saúde.

Os moradores da capital agora têm facilidade em agendar exames como ultrassonografia, mamografia, Raio X, tomografia computadorizada, endoscopia e podem até fazer todo o tratamento de câncer gratuitamente.

Outra conquista dos moradores é a garantia do parto humanizado. Na Pró-Matre, as moradoras da capital têm a garantia do parto e de um acompanhante durante todo o processo, incluindo o centro cirúrgico, o que dá mais segurança as mães.

Pensando nos trabalhadores, a PMV ampliou o horário de atendimento das Unidades de saúde. Agora quem trabalha em horário comercial pode usar o serviço até às 22 horas. As Unidades que já oferecem este diferencial são: Maruípe, Jardim Camburi, Santo André, Maria Ortiz, Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Referência em DST/AIDS e Centro de Tratamento de Toxicômanos.

Além disso, vai inaugurar o Pronto Atendimento (PA) na Praia do Suá, que funcionará 24 horas para atender os casos de urgência e emergência. O PA vai atender a todos os moradores do município com dor aguda, crises de alergias, coceiras, falta de ar, pressão alta ou queda, sangramento, vômitos, tonturas e diarréias com desidratação e intoxicações.

O serviço de saúde do município de Vitória, eleito duas vezes pela Revista Você SA o melhor do país, atua na gestão básica de atendimento à população e já é referência para o Estado. Uma das metas desta gestão é a municipalização da saúde. Segundo o prefeito João Coser, "a administração já está se preparando para isso".

É prioridade desta gestão ainda a ampliação do Programa Saúde da Família, implementação do Centro de Formação de Saúde de Vitória, a implantação de outro CEO, além da reestruturação do serviço de vigilância em saúde.

Luana Amorim

Um comentário:

Anônimo disse...

Que "diferenciado" é este em que você, já com um encaminhamento em mãos, precisa passar pelo clínico geral,que só tem vaga para JULHO/12, somente para pegar outro encaminhamento, para então ser encaminhado para o especialista, e daí em diante aguardar de 6 ameses a um ano para a tão necessitada consulta. Até lá, se não morrer, com certeza já piorou muuuiiitoo...