sexta-feira, 29 de junho de 2007

Parque Municipal da Fazendinha

Parque Municipal da Fazendinha

Os visitantes do parque podem contemplar, ao sul, a mata paludosa, considerada de Sua principal função é ser um parque temático, com a idéia de um espaço rural, lúdico, educativo, de lazer e contemplação, de maneira integrada, por meio das formas, cores dos materiais, do paisagismo e da arquitetura.
As cores dos móveis que compõem a sede administrativa, o centro de educação ambiental, paiol, sanitários e minibar, com fogão a lenha, retratam a arquitetura rural do Estado.
Os freqüentadores têm a oportunidade de estar em contato com animais domésticos, como ovelhas, cabras, vacas, pôneis, coelhos, porquinhos-da-índia, e uma infinidade de aves domésticas (galinhas, marrecos, patos e gansos). Os pôneis são uma das grandes atrações para a criançada, que poderá curti-los durante a cavalgada ou no passeio de charrete.
Já em meio às árvores frutíferas: mangueiras, acerolas, jaboticabeiras, jambeiros, coqueiros, cajueiros, gravioleiros estão os viveiros dos pássaros, o cercado dos jabutis e o playground, com várias opções para a criançada.
O interior da Fazendinha leva a um ambiente bucólico, sempre acompanhado do canto dos João-de-barro, bem-te-vis e o piar das viuvinhas, sob as sombras das arvores frutíferas e as alamedas dos coqueiros.
A poucos metros da sede administrativa, há uma fonte, escondida junto a um majestoso pé de jamelão e aglomerados de açaís, cuja água passa por um córrego, cortado por uma ponte metálica, e deságua em um grande lago, que serve de moradia para tartarugas e peixes. Completando esse cenário natural, os marrecos e gansos marcam presença deslizando sobre as calmas águas.
Do parque, o visitante poderá contemplar os contrafortes do maciço central da Ilha de Vitória; o Aeroporto de Goiabeiras e os manguezais da Baía Noroeste. Para isso, subir a encosta por meio de uma ladeira, e chegar ao Planalto de Carapina, localizado a uma altitude de 30 metros.
Como chegar: Acesso principal pela rua Eugênio Pacheco de Queiroz, em Jardim Camburi e av. Norte-Sul, esquina com av. Rio Amazonas no Bairro de Fátima.
Horário de funcionamento: De terça a domingo das 06 às 18 horas.
Telefones:
Administração (27) 3347-0920
Agendamento de visitas (27) 3237-2405

Nenhum comentário: